Ensinar inglês para crianças e adolescentes exige muita paciência e criatividade. Como esses alunos costumam se distrair com maior facilidade, uma boa escola de inglês para crianças e adolescentes deve utilizar métodos de ensino que envolvam atividades lúdicas e experiências sensoriais. Em um outro post, falamos sobre coisas que você precisa saber antes de matricular seu filho em uma escola de inglês, e nele você pode entender um pouco sobre como funciona o aprendizado de crianças e adolescentes em uma língua estrangeira e o que uma boa escola de inglês para crianças e adolescentes precisa oferecer para proporcionar um aprendizado de qualidade nesta fase da vida. Agora, vamos falar um pouco sobre uma das atividades que os alunos mais gostam aqui na nossa escola de inglês e dar dicas para você tentar reproduzi-la em casa para ensinar inglês ao seu filho de um jeito divertido.
Como a Cooking Class ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes?
Nessa fase, os alunos normalmente são muito bons em reconhecer e reproduzir sons, por isso as aulas de inglês mais interativas são as melhores opções para ajudar a desenvolver a fala e a compreensão auditiva. Por outro lado, aprender regras e aumentar o vocabulário pode ser um pouco mais difícil, já que eles não conseguem se concentrar por tanto tempo como os adultos. Para tentar aproveitar ao máximo esta facilidade de comunicação e também complementar com lições sobre leitura, escrita e vocabulário, nós adotamos métodos e abordagens de ensino que envolvem experiências lúdicas e divertidas. Uma dessas atividades é a Cooking Class (aula de culinária), onde as crianças e adolescentes aprendem inglês através da experiência gastronômica. Nas Cooking Classes, todos os 5 sentidos estão concentrados no aprendizado. Tato, olfato, visão, audição e paladar são utilizados como recursos para ensinar inglês de um jeito descomplicado e muito divertido. Além de exercitar a conversação com colegas e professores, eles conhecem e constroem uma gama de conhecimentos sobre alimentos, acessórios de cozinha, cores, texturas, quantidades, adjetivos e muitas outras expressões que podem utilizar no dia a dia. Esse tipo de atividade também ajuda a trabalhar outras habilidades, como a organização e a convivência social. Ao final da aula, as crianças se sentem duplamente vitoriosas por conseguirem preparar pratos gostosos e divertidos e também por apenderem novas palavras em inglês. Assim, com experiências positivas, aprender inglês nem parece uma lição.
Dicas para fazer uma Cooking Class em casa com seu filho
Se você quer incentivar o aprendizado da língua inglesa em casa, a Cooking Class é uma ótima opção. Mas lembre-se de que este tem que ser um momento divertido para o seu filho, sem que ele se sinta pressionado a acertar. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:
- Para o cardápio, escolha coisas que ele gosta de comer e que tenham preparos simples (burger, cupcake, mini pizza, espetinho de frutas, etc).
- Organize todos os ingredientes e acessórios com seus respectivos nomes em inglês.
- Dê ênfase nas quantidades dos ingredientes para ajudá-lo a aprender os números.
- Seja criativo e incentive-o a fazer pratos com uma decoração divertida.
- Use muitos adjetivos durante a conversa e comente sobre cores e texturas.
- Pergunte bastante! Faça-o pensar e falar os nomes das coisas de um jeito natural. Peça para ele alcançar objetos ou ingredientes para ver se está conseguindo assimilar os ensinamentos.
- Elogie suas habilidades na cozinha e no inglês. 😀
- Não pressione se ele cometer algum erro, explique a forma correta e continue os preparos.
- Deixe-o participar de todos os processos e manipular os ingredientes sozinho, sempre tendo cuidado com objetos perigosos.
- Peça ajuda para organizar tudo depois que terminarem.
- Faça questão de experimentar o prato final e diga para ele pensar na próxima receita que irão preparar juntos
Por meio de experiências divertidas, como a Cooking Class, fica muito mais fácil ensinar inglês para crianças e adolescentes. Atividades que simulam situações do dia a dia ajudam o aluno a visualizar as vantagens de falar inglês, além de associar o aprendizado a sensações prazerosas que tornam o hábito de estudar mais interessante. Está procurando uma escola de inglês para crianças e adolescentes que ensine o idioma de um jeito diferente? Conheça a House – English for life.